7 de jan. de 2015

DICA DE JOGO: CIDADE DORME


GALERINHAA ... Meeus leitores maáximos <3 HOJE eu joguei um jogo muito legal, que não precisa de absolutamente nada, somente você e seus amigos, um jogo super intuitivo que minha tia me ensinou e joguei com a minha família, eu dei muita risada, e fiquei realmente preso ao jogo! Eu vou tentar descrever o jogo, com as regras e modo de jogar, dicas e tudo mais. CASO você fique sem entender alguma coisa, pode vir aqui mesmo nos comentários que eu vou responder, e ainda adicionar na matéria. Eu sempre vejo os comentários no blog, ou seja, não tem como eu não tirar suas dúvidas, então vamos lá!!!

REGRAS BÁSICAS
>Mínimo 5 jogadores // Recomendo 8 ou mais.
>Papel e caneta, ou carta de baralho // Vale até UNO
>Necessário um narrador (Uma pessoa que vai "narrar" o jogo e não estará dentro os jogadores
>

MODO DE JOGAR
Todos os jogadores estarão sentados, formando uma roda, onde um consiga ver claramente todos os outros jogadores, sem nenhum impendimento ou algo do tipo, eu vou fazer o exemplo aqui com 11 jogadores, para melhor entendimento, porém você consegue jogar até com o mínimo 5*
Como o exemplo que irei dar, são com 10 jogadores, então no caso 10 papeizinhos são escritos assim: 1- Cidade/ 2- Cidade/ 3- Cidade/ 4- Cidade/ 5- Cidade/ 6- Cidade/ 7- Mafia/ 8- Mafia/ 9-Enfermeiro/ 10- Detetive (Então tem a pessoa de n°11 que não terá papel algum, não "participará" do jogo, pois será o narrador-comandante do jogo).  Você já conseguiu entender que a brincadeira tem a origem de "Detetive e Ladrão", porém 20x melhor, e se você não gosta de Detetive e Ladrão, não pare de ler, porque essa brincadeira é bem diferente e muito engraçada!

Então o Narrador entregará os papeizinhos com suas funções para todas as pessoas, sem que nenhuma outra veja, tudo de forma bem discreta, para que cada pessoa saiba se é Cidade, Mafia, Enfermeira ou Detetive sem nenhuma outra pessoa saber quem é quem, somente sua respectiva função mesmo. 
O jogo começa agora:
O narrador diz: "CIDADE DORME", então TODOS os jogadores (Cidade, Mafia, Enfermeiro e Detetive) abaixarão a cabeça e fecharão os olhos, e como sempre é de extrema importância que ninguém consiga ver absolutamente nada, e ninguém tenha acesso a nenhuma informação fora a sua função no jogo.
O narrador diz: "MAFIA ACORDA" então no caso, somente os dois jogadores que tiraram Mafia levantarão a cabeça e abrirão os olhos e escolherão uma vítima, lembrando que os dois tem que estar de acordo pois será somente UMA vítima que os dois escolherão juntos. Então o narrador estará ciente de quem os Mafiosos mataram.
O narrador diz: "MAFIA DORME", os dois mafiosos irão fechar os olhos e abaixar a cabeça.
O narrador diz: "ENFERMEIRO ACORDA" então quem for o enfermeiro, vai levantar a cabeça e abrir os olhos e então e vai Salvar uma vida, apontando para a pessoa que ele irá salvar, ou para ele mesmo. Ele poderá se salvar somente uma vez em toda a rodada, e se por acaso ele salvou a pessoa que os Mafiosos mataram, ela simplesmente não morre (você vai entender). O narrador vai estar ciente de quem o Enfermeiro salvou (ou ele mesmo) e dirá: "ENFERMEIRO DORME".
O narrador diz: "DETETIVE ACORDA" e quem for o detetive vai levantar a cabeça, abrir os olhos e vai apontar para alguém que ele simplesmente acha quem é um Mafioso (na primeira rodada, acredito eu que ele não terá algum palpite melhor, mas terá que apontar para alguém do mesmo jeito), então narrador vai ver para quem o Detetive está apontando, e se ele estiver apontando para um Cidade, o narrador poderá sinaliza NÃO, mas se por acaso ele estiver apontando para um Máfia, ele poderá sinalizar um SIM como resposta, e então o Detetive saberá quem é o Mafioso, ou simplesmente saberá que tal pessoa não é um mafioso. O narrador diz: DETETIVE DORME, ele abaixa a cabeça e fecha os olhos.

O narrador diz: CIDADE ACORDA, então TODOS os jogadores levantarão a cabeça, e abrirão seus olhos, e é ai que o jogo fica legal.

O narrador então informará para todos que Tal Pessoa morreu com dois tiros (Algum jogador que foi votado pelos dois mafiosos de forma anônima).
Ele irá informar também se a pessoa foi salva, ou seja, se o enfermeiro salvou a vida de Tal Pessoa, lembrando que o narrador nunca sitará nomes. Se a pessoa foi salva, o narrador informará que não houve mortes na rodada OU informará que tal pessoa foi morta e não está participando mais. A pessoa que foi excluída, então a partir daí, até o final da rodada, poderá ficar de olhos abertos e conferir quem é quem, sempre de boca fechada.
O narrador irá pedir a opinião aberta de todas as pessoas, querendo saber quem acha que quem é o Mafioso, para "excluir" do jogo. Então começa, o J1** diz: Eu acho que tal pessoa é o Mafioso porque (...). O J2 diz: Eu acho que tal pessoa é o Mafioso porque (...).  Então a pessoa que terá mais votos sairá do jogo. Ex: Eu acho que é o João, porque ele olhou com uma cara diferente para Maria e ela foi excluída.
Então quem tiver mais votos, sairá da rodada também, ou seja a primeira rodada já eliminou 2 pessoas, a vítima dos Mafiosos e alguém que todos unidos acharam que Tal Pessoa é o Mafioso. A primeira rodada poderá acabar com dois fora do jogo ou nenhum, os dois como citados a cima, ou nenhum porque os Mafiosos escolheram alguém que o Enfermeiro salvou (Ou os Mafiosos mataram o próprio Enfermeiro, mas ele decidiu usar sua única vez de salvar sua própria vida da rodada).


Segundo Round
Começa consecutivamente como a primeira rodada, o narrador dizendo: DETETIVE ACORDA e assim por diante, até como o final da rodada, sem novidades.
No final da rodada, haverá uma vítima que foi morta por um Mafioso. O narrador dirá: Maria foi morta com DOIS tiros, então todos saberão que ainda existem DOIS Mafiosos vivos no jogo, porém se o narrador disser: Maria foi morta com UM tiro, então todos saberão que um Mafioso foi morto na primeira rodada, ou seja, foi eliminado como o correto.

Terceiro e Outros Rounds
Conforme o jogo está acontecendo, irão sobrar mais Cidades ou Máfias, lembrando sempre que Cidades, Detetives e Enfermeiros são o lado do bem, e Máfia do mal, e se você acha que pelos Mafiosos serem somente dois no início do jogo, eles tem menos chances, vocês estão completamente enganados, pois quando você é um, a primeira coisa que você vai fazer é blefar e tirar a sua profissão da reta!

Quando o jogo termina?
Quando a Máfia está viva e existe apenas uma Cidade, então a Máfia ganhou da Cidade OU quando todos deram palpites certos e eliminaram as Máfias antes do número de Cidades acabarem.

Então pessoal, está é minha indicação de jogo e quando eu joguei eu super gostei! Eu sei que é meio complexo tudo o que eu escrevi, por isso qualquer dúvida ou algo do tipo, pode deixar seu comentário! Agradeço pela atenção

Rafa, XOXOXO

Um comentário:

  1. essa brincadeira e muito legal...
    recomendo todas as pessoas a brincarem...
    quanto mais pessoas melhor...

    ResponderExcluir