4 de fev. de 2013

Apple perde o direito do nome iPhone no Brasil

A partir de agora, somente a Gradiente é quem vai poder utilizar a marca em seus celulares.



Com o lançamento do seu próprio iphone, a Gradiente garantiu o direito exclusivo de usar a marca, já que havia  feito a solicitação de registro no INPI no ano 2000, cerca de 7 anos antes do lançamento do iPhone da Apple.

A empresa precisou se apressar e lançou o produto em  dezembro de 2012, uma vez que ela poderia perder o direito sobre o nome em janeiro deste ano caso não lançasse nenhum celular com o nome iphone.

Sendo assim, o INPI garantiu à Gradiente o direito de uso da marca, impedindo que a Apple possa usar o termo iPhone para se referir a produtos de categoria próxima à telefonia móvel. A empresa fundada por Steve Jobs fez o pedido de registro sobre a marca iPhone em diversos segmentos em diversas datas diferentes: 2006, 2007, 2010 e 2011.

Há dois anos, a companhia obteve autorização para usar a marca em “artigos de vestuário, calçados e chapelaria” e manuais de instrução. Contudo, os pedidos referentes a produtos que podem entrar em conflito com o conceito de “celular” ainda não tinham sido examinados pelo INPI.
Pedidos de registro negados

Segundo o jornal O Globo, o INPI já garantiu que deve negar qualquer pedido de registro da Apple que tenha a ver com telefonia móvel. Dentro dessa categoria, estão “dispositivos eletrônicos digitais móveis” com nome “iphone iphone”, de
“projetos de desenvolvimento de hardware e software”, de “computador e periférico” e do aplicativo “Find My iPhone”, presente no aparelho da Apple.

Essa não é a primeira vez que a Apple enfrenta problemas com direitos de marca. Nos Estados Unidos, o nome iPhone era registrado pela Cisco, e a Maçã precisou entrar em um acordo com a companhia para que pudesse
utilizar o nome em seus dispositivos.
fonte: O Globo, Tecmundo e Google noticias.
PONTO PARA A GRADIENTE... O certo agora, é a Apple pagar alguns bilhões para a Gradiente, por quebra de atente, como fez com a Samsung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário