31 de jan. de 2012

Aprenda a conservar melhor suas baterias

Antes de tudo, essa matéria é feita para um tipo certo de baterias, as Íon Lítio (algumas vezes demarcadas como Li-Íon), mas calma, esse tipo de bateria é hoje a mais utilizada por todo o mundo, em celulares, notebooks, tablets, e qualquer dispositivo que contenha bateria recarregável. Mas como confirmar que minha bateria é Íon Lítio? Todas elas, por padrão, vem mostrando em sua embalagem.


A imagem mostra o modelo de tipo de bateria comum, demarcando o tipo Li-Íon, que é a mesma coisa que Íon Lítio
O que mudou?
Antigamente, as baterias eram feitas por um outro tipo de material, que então lhe vinha uma espécie de memória, obrigando a ser recarregada somente quando chegava ao seu ponto final, ou seja, quando o aparelho desligava por falta de energia, já que carregar antes, não lhe adiantava muita coisa. Hoje tudo mudou, já que esse novo tipo de bateria foi criada, para facilitar a vida, e prolongar a vida da mesma. As baterias atuais, não necessitam de esperar ao ponto final para serem recarregadas, muito pelo contrário, isso poderá prejudicar o tempo de vida da bateria. As baterias Íon Lítio, ou Li-Íon, pode se dizer que vem com aproximadamente com 500 vidas, e cada vida é perdida conforme a bateria for descarregada por completa, ou seja, não é nada aconselhável deixar o aparelho desligar por falta de bateria.


Então, quando carregar?





Sempre. Calma, não se assuste! Como as baterias Íon Lítio não podem ser descarregadas por completo, já que elas perdem uma vida por isso, então o segredo está ai: Não permite que a bateria seja descarregada por completa. É altamente recomendável que você deixe seus positivos sendo recarregados sempre que possível, não está usando, então carregue. Desse modo, a bateria sempre estará bem carregada, sua durabilidade de uso entre uma recarga e outra, poderá triplicar, e a vida útil dela será bem maior.


Duas Dicas
1- Essas baterias Íon Lítio não necessitam de uma primeira recarga maior. Sabe quando você comprava algum aparelho que necessita de bateria, e o vendedor lhe informa que a primeira recarga tem que ser de 6, 12 ou 24hs? Esqueça disso! Não permita que a primeira recarga dela termine, e recarregue o quanto antes, até a bateria for completamente recarregada.
2- Por você não permitir que a bateria não seja descarregada por completa, uma coisa pode acontecer. O indicador pode deixar de mostrar corretamente o nível de bateria que o aparelho contém, como 50%, 70% ou 100%. Porém, a solução desse problema é bem simples, é só você a cada 3 meses deixar propositalmente a bateria acabar por completo, mas entenda que somente a cada 3 meses, deixar a bateria ser descarregada por completo, não irá prejudicar, mas sim lhe informar corretamente o nível da bateria.


Seguindo essas dicas, sua bateria Íon Lítio irá agradecer, e a vida útil dela irá aumentar, em grande escala. Não deixe de se expressar em comentários.


Beijos, Rafa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário