8 de jun de 2013

AJUDA DO WINDOWS: Como ajudar a proteger o PC contra vírus?

Não é difícil ajudar a proteger seu PC contra vírus e outras ameaças, mas você tem que ser diligente. Aqui estão alguns passos preventivos que você pode tomar.

Use um aplicativo antimalware. Instalar um aplicativo antimalware e mantê-lo atualizado pode ajudar a defender seu PC contra vírus e outros tipos de malware (software mal-intencionado). Os aplicativos antimalware verificam se há vírus, spyware e outros malwares tentando obter informações do seu email, sistema operacional ou arquivos. Novas ameaças podem aparecer diariamente, portanto, verifique com frequência se há atualizações no site do fabricante do antimalware.

O Windows Defender é um software antimalware gratuito incluído no Windows, e você pode atualizá-lo automaticamente usando o Windows Update. Você também pode visitar a Windows Store e procurar um aplicativo antivírus. Visite também o Windows 8 Centro de Compatibilidade para encontrar aplicativos antivírus que funcionem com o Windows 8.
Não abra mensagens de email de remetentes desconhecidos, nem anexos de email que você não reconhece. Muitos vírus são anexados às mensagens de email e se espalharão logo que você abrir o anexo. É mais seguro não abrir anexos que você não esteja esperando. 
Use um bloqueador de pop-ups com o navegador da Internet. Janelas pop-up são pequenas janelas do navegador que aparecem na parte superior do site que você está exibindo. Embora a maioria delas seja criada por anunciantes, elas também podem conter código mal-intencionado ou inseguro. Um bloqueador de pop-ups pode impedir que algumas ou todas essas janelas sejam exibidas. 

O bloqueador de pop-ups no Windows Internet Explorer é habilitado por padrão. O Filtro SmartScreen também ajuda a identificar sites potencialmente maliciosos e malware conhecido.
Verifique se o Filtro SmartScreen no Internet Explorer 10 está ligado. O FiltroSmartScreen no Internet Explorer emite avisos para ajudar a proteger contra ataques de phishing e malware quando um site ou local de download é relatado como não seguro. 
Preste atenção às notificações do Windows SmartScreen. Tenha cuidado ao executar aplicativos não reconhecidos baixados da Internet. Aplicativos não reconhecidos têm mais chances de não ser seguros. Quando você baixa e executa um aplicativo da Internet, o SmartScreen usa as informações sobre a reputação do aplicativo para avisá-lo quando o aplicativo não é bem conhecido e pode ser malicioso. 
Mantenha o Windows atualizado. Periodicamente, a Microsoft lança atualizações especiais de segurança que ajudam a proteger seu PC. Essas atualizações ajudam a impedir vírus e outros ataques de malware por possíveis falhas de segurança. 

Ative o Windows Update para assegurar-se que o Windows recebe estas atualizações automaticamente. Para saber como fazer isso, consulte Atualização automática do Windows: perguntas frequentes.
Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer outro aplicativo de firewall ajuda a notificá-lo sobre atividades suspeitas quando um vírus ou worm tenta se conectar ao PC. Ele também pode impedir vírus, worms e hackers de tentar baixar aplicativos potencialmente nocivos para seu PC. 

Para aprender mais sobre o Firewall do Windows, consulte Quais são os riscos de permitir aplicativos por meio de um firewall?
Use suas configurações de privacidade do navegador da Internet. Estar ciente de como os sites podem usar suas informações privadas é importante para ajudar a impedir o roubo de identidade, a fraude e a publicidade orientada.

Se você estiver usando o Internet Explorer, poderá ajustar as configurações de privacidade ou restaurar as configurações padrão sempre que desejar.
Habilite o UAC (Controle de Conta de Usuário). Quando for preciso fazer alterações em seu PC que exijam permissões no nível de administrador, o UAC o notificará e permitirá que você aprove a alteração. O UAC pode ajudar a impedir que vírus façam alterações não desejadas. 

Para saber mais sobre como ativar o UAC e ajustando as configurações, consulte Quais são as configurações de Controle de Conta de Usuário?
Limpe a cache da Internet e seu histórico de navegação. A maioria dos navegadores armazena informações sobre os sites que você visita, e eles também podem armazenar informações que sites podem solicitar que você forneça (como seu nome e endereço). Enquanto pode ser útil ter estes detalhes armazenados no seu PC, há momentos em que você pode querer excluir alguns ou todos eles — por exemplo, quando você estiver usando um PC público e não quer deixar informações pessoais para trás.

Crédito a Ajuda e Suporte do Windows - Versão Windows 8

Rafa, XOXOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário