28 de nov. de 2023

RAFERGIE NA TWITCH: 3 ANOS DE CANAL



Oi, oi, pessoal!

Essa quarta-feira, 15 de novembro de 2023, completo 3 anos de afiliado da twitch e eu quero começar a falar dessa trajetória pelo começo.

O ANO DE 2020 foi um ano marcado por um ápice nada legal pra mim, pois estava passando por alguns problemas sérios de saúde mental no meu trabalho. Não estava nada bom pra mim e eu ficava a todo momento pensando em válvulas de escape para poder sair daquele pesadelo que eu estava vivendo. Não havia muito tempo de quando eu tinha conseguido um PC que rodasse jogos, que eu sempre quis e eu tinha no máximo um PC que rodasse tíbia e um PS2 e PS3, o que limitava demais e impedia que eu pensasse em lives. Assistia um um amigo chamado Renato, do canal Renatilt, onde ele fazia as lives de Dead by Daylight e eu sempre achei muito incrível e legal tudo o que eu assistia. A maneira na qual ele conversava com o público, como jogava bem e o quão divertidas eram as lives. Nem via o tempo passar. Fiquei pensando sempre sobre esse sentido, do "Não ver o tempo passar" porque minhas noites eram marcadas por crises de ansiedade e insônia, quando eu chegava de dias hostis do trabalho, que eram a grande maioria dos dias.

Nessa época eu sempre pensava em sair do trabalho, mas a maneira na qual fomos programados (não vamos conseguir outro trabalho em outra área), me impedia de pedir as contas. Foi quando, pensando em válvulas de escape, iniciei a fazer lives em setembro de 2020, e gostei. Independente se aparecia 1 ou 5 ou 10 pessoas, eu estava em live por mim. Queria registrar uma tal de evolução na gameplay, que estou procurando até hoje.

Com a ajuda de amigos, consegui pegar o afiliado 15 de novembro de 2020.

ENTRE 2020 E 2021, eu confesso que as minhas lives, antes e depois do afiliado, eram bem sem sincronia, sem cronograma. Na maioria dos dias elas se resumiam em sexta-feiras e feriados, que era quando eu tinha um tempo para ficar ali no PC. O ano de 2021 foi seguindo como um ano de pandemia e pós pandemia, onde eu ia fazendo live quando conseguia, e seguia dessa maneira. Me aproximei de muita gente, naquele momento, se mostrava ser meu amigo ou amiga.

NO COMEÇO DE 2022 algumas coisas mudaram e mudaram muito. "Dei um de louco" e saí do serviço e eu me arrependo só de uma coisa, de não ter saído do antigo trabalho antes. Nesse tempo iniciei uma terapia e com isso fui a fundo com as lives, usando meu seguro desemprego e tempo que tinha para administrar. 2022 eu iniciei então minha rotina de lives. Quase todo dia. Ah, que pessoal gostoso que colou comigo. Caramba!

Segui na companhia do começo do canal e até a presença desse texto, do Renatilt e do Jozinho. Eles estão comigo do começo, até agora. Eu não encontro palavras para agradecer a eles.

EM 2023 eu já estava cercado de pessoas que estavam mais próximas a mim. É engraçado falar de pessoas nesse meio tempo. Alguns próximos se afastaram, quando não sumiram, outros afastados, se aproximaram, mas o que não seria a isso se não a vida? É sobre olhar pra trás, agradecer pelos que vieram e agradecer pelos livramentos.

Acho que nenhum outro ano, me aproximei tanto de outros streamers, nos ajudando nos lurks, compartilhando grupos e servidores no discord, e é claro, muita crimeplays juntas. Falando em streaming, uma motivo de ansiedade de muito é o número de viwers. Em certos casos, de lives especiais programadas, fico com um baixo número, mas em uma live "comum" os números aumentam. Não dá pra entender. Eu resolvi, me desprender de números da Twitch, de visualização e receita, porque faço o que gosto e sendo assim o que vier é lucro.

Sobre fazer o que eu gosto, pude além de conhecer pessoas incríveis, pude jogar novamente e primeira vez várias sagas incríveis, como Resident Evil. Histórias fantásticas como Hogwarts Legacy, Beyond Two Souls, Detroit: Become Human, GTA RP, Tomb Raider, Gris, entre muitos outros.

Muita coisa mudou de lá pra cá, desde o tempo até o público. Eu tenho uma gratidão enorme quando eu reflito e vejo como estou hoje. Eu não me comparo com streamers maiores ou menores, eu só me comparo comigo mesmo, ao mesmo tempo eu gosto de celebrar toda e qualquer tipo de conquista.

Em meus agradecimentos especiais, não posso deixar de mencionar: Laruto, Kaua, Remu, Rake, Doug, Alizo, Bru, André, SrHustle, Bhazinha, Cassiano, Geekspook, Toupeira Voadora, Cenotiro, Filipe Dolor, Fran, O Frentista, Gabs Citrine, Mc Claudette, GabGPX, JonasCmg, JulioRE, Kashi Tauruz, Lerigo, Henris, Hermes, Marvan, Mykha. Ned, Pujhin, Starkinho, Steev, Moitrel, Cariocong, Bravo, Xathiago.

Obrigado todes, eu amo vocês.